top of page

Sobre

“O mundo não quer a verdade. Ele quer: sexo, drogas e um milhão de likes.” // Jefferson Machado

8276a7_b055360a68624d31ad87862682be62fd_mv2.webp

Esse canceriano com ascendente em câncer e regido pela lua, nasceu no ano em que Sônia Braga subia no telhado em Gabriela. Estudou em colégio de padre, mas adorava pesquisar sobre bruxaria. Ganhou seu primeiro prêmio como melhor ator em 1993 e foi o 1° Visconde de Sabugosa no Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, o verdadeiro Sítio do Pica Pau Amarelo em Taubaté-SP.

Como ator profissionalizou-se em São Paulo e participou com a “Cia Cadê Otelo?” de dois grandes espetáculos da região “A Barca do Inferno” e “Apocalipse” que viajaram o país e conquistaram muitos prêmios.

Como diretor de teatro conquistou em 1996 o 2°lugar na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista e em 2017 o prêmio de Melhor direção com o espetáculo “A Grande Fúria” e além disso escreveu e dirigiu o espetáculo Yayá do Cia Humanoide que se apresentou no CPC-USP em comemoração aos 130 anos de nascimento de Dona Yayá e foi selecionado para a Virada Paulista de 2017.

 

Já como roteirista, em 2016 foi selecionado para “Master Class 4 do autor de novelas Aguinaldo Silva”, passando dez dias ao lado do mestre escrevendo uma futura novela das oito. No mesmo ano foi também um dos finalistas no concurso de web-série da Casa Aguinaldo Silva de Artes. Pós-graduado em Roteiro para Cinema e TV no Rio de Janeiro teve grandes professores:

Sônia Rodrigues, Angélica Coutinho, Marcelo Esteves. Já em São Paulo cursou a Escola de Cinema- Latin American Film Institute- onde produziu seus primeiros roteiros e na SP Escola de Teatro- Centro de formação de artistas o primeiro contato com um autor de novelas, Aimar Labaki com quem estudou sobre: Teledramaturgia. Como Arte Educador ministrou oficinas teatrais em Santa Catarina na Mostra Catarinense de Teatro, além de pesquisar: A Dramaturgia como Instrumento Pedagógico. ​

 

Já como dramaturgo estudou com Chico de Assis, Luis Alberto de Abreu, Marici Salomão e Roberto Alvim. E atualmente conta com uma vasta obra adulta e infantil de espetáculos teatrais onde em 2018 recebeu seu quarto prêmio em Dramaturgia com o espetáculo “A Grande Fúria”.

Em 2003 fundou a Cia Balakko Bacco de Teatro que em sua trajetória conquistou 14 prêmios em Festivais, como com o espetáculo “Queijo e Goiabada” eleito entre os três melhores do Estado no Mapa Cultural Paulista 2013 e matéria na revista digital Antropositivo.

Atualmente é Coordenador e Professor no Curso Técnico em Teatro na Escola Municipal de Artes “Maestro Fêgo Camargo” em Taubaté-SP onde desenvolve em paralelo com a grade curricular um núcleo de pesquisa chamado “Teatro Laboratório”.

Nesse ano de 2018 teve seu espetáculo "Yaya" selecionado para 40° edição do FESTE (Festival Nacional de Pindamonhangaba) e além de uma linda crítica feita por Simone Carleto, a peça conquistou o prêmio de "Melhor atriz" duplamente para as atrizes: Luciana Camargo e Cristiane Credidio.

Como roteirista foi mais uma vez selecionado e participou da Master V Séries de Aguinaldo Silva onde desta vez desenvolveram a criação de uma série baseada no livro "98 tiros de audiência" do próprio autor. Além disso, fez um curso sobre Esquetes de humor para TV com Celso Taddei, redator chefe do programa "Zorra" e um workshop com Alessandro Marsson, o autor da novela "Novo Mundo".    

Até o momento, pude fazer alguns cursos na área de roteiro de audiovisual que realmente aprimoraram a minha escrita e outros simplesmente foram a realização de um sonho. Então tive o privilégio de aprender com CCarlos Lombardi um dos grandes autores do horário das 19h da Globo, um pouco antes fiz um curso delicioso se podemos falar assim, com Thelma Guedes e Duca Rachid as autoras do horário das 18h da mesma emissora e tive um intensivo com Diego Molina, roteirista do Zorra, sobre esquete de humor.

 

E não parou por aí, ainda teve um sobre Séries com Rafael Peixoto e outro com Daniel Berlinsk só sobre Diálogos. Mas não posso negar que a maior emoção ainda vai chegar e será assistir meu primeiro roteiro de longa metragem que foi produzido pela Lagon e entrará em cartaz em breve. Que venha então Efeito Placebo!

Fotos da carreira
bottom of page