
Quando começou sua novela, o autor Walcir Carrasco, teve que ouvir uma avalanche de críticas principalmente pela diferença gritante da novela anterior escrita por Glória Perez, sucesso de público e crítica. O ibope junto com as críticas também oscilou, e assim muitos poderiam ser os motivos dessa oscilação. Um dos motivos aliás que não vi em nenhum lugar foi a mudança de público. Oi? Sim! Uma mudança de público! É notório que alguns autores, principalmente os que já possuem uma longa jornada, possuem seu fiel público e nessa mudança de uma novela para outra, houve essa mudança e assim a audiência oscilou. Daí você que está lendo vai me perguntar se essa oscilação não seria pela violência inicial e todas as diferenças de uma novela para outra e uma rejeição pela proposta do autor, e em seguida te respondo: Também!
O público de novela é muito amplo, tem os que assistem de vez em quando, tem os que assistem todos os dias, tem aqueles que assistem somente a última semana e tem aqueles que assistem somente quando a novela está boa! E o que é uma boa novela? É aquela que está na boca do povo, porque novela boa ou ruim, tem que estar na boca do povo! E assim, Walcir Carrasco, mestre nessa arte, apesar de criticado por muitos, confesso que sou um desses críticos em algumas questões, faz sua novela recuperar o ibope perdido. Sim! Mas não o ibope de sua novela, o ibope do horário! Sabe por quê? Porque escreve novela! Novela com ganchos, novela com escândalo, escancara nossas misérias e expõe nossa realidade tão cruel.
No desenrolar dessa trama que ainda nos reserva grandes emoções ele fez ajustes, cortes, acelerou algumas tramas, nada demais! Isso é novela! E agora não só comemora como nos brinda com momentos emocionantes! Prova disso foi essa semana cheia de acontecimentos marcantes: o julgamento do pedófilo, a revelação do namorado de Lívia para toda a família, o início de uma nova vingança de Clara e por aí vai só essa semana. Alguém duvida que ele passa dos 50 pontos de audiência?
As críticas não vão diminuir por dois motivos primeiro porque nesse país o sucesso causa muita inveja e cria inimigos e segundo porque Walcir Carrasco tem um estilo próprio que não agrada a crítica televisiva devido o seu didatismo em suas cenas e superficialidade no desenvolvimento do seu roteiro, mas é louvável seu domínio em atingir o grande público e levar para a frente da TV até aqueles que o criticam. E já me fica a grande pergunta, será que o próximo autor, queridinho da crítica, vai segurar esse ibope conquistado? É esperar para ver...
Comentários