O clássico levado as escolas!
- Jefferson Machado
- 17 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Categoria: Teatro na Escola
Cia de Teatro IA3 "Cadê Tadeu?" - Instituto IA3 / EE Monsenhor João José de Azevedo
Espetáculo: MEDEIA EM FACES
Um clássico da potência de Medeia sendo levado para dentro das escolas. Só por isso o projeto do grupo já merece uma atenção especial. Minha curiosidade fica em como isso é levado e de que forma as atinge. É então que encontramos os acertos e as fragilidades do trabalho em questão.
O cenário muito bem composto, cheio de símbolos, já nos revela uma força do que iremos assistir. O figurino e a maquiagem são bem funcionais e a projeção um instrumento interessante utilizado pela direção, porém cabe aí maior cuidado e atenção nos momentos e nos lugares em que essa projeção ocorre. Na apresentação em questão a projeção teve um local ruim escolhido o que provocou um ruído.
Quanto as interpretações dos atores, o trio precisa ainda desenvolver mais, trazer maior verdade nas palavras se apropriando mais do texto. Quanto mais eles conseguirem esse feito, mais esse entendimento chegará no público que o assiste. Junto disso uma verticalização no trabalho corporal, maior presença cênica para a peça ganhar mais força.
Sugiro repensar os vídeos exibidos pois alguns entram em outras questões que não as da Medeia e isso acaba tirando o foco do espetáculo e fragilizando a dramaturgia. Nesse quesito também destaco a confusão na cena do cupido, tudo é muito sem precisão, falta clareza na cena.
No quesito da interpretação, sugiro que evitem o exagero na utilização das pausas tornando o texto muito declamativo, é importante trazer mais verdade pois isso trará maior identificação. Não esqueçam que gritar não traz energia, é importante entender o que diz e buscar a verdade da cena, da personagem. Quem se destaca nisso no trio é a atriz Laura que em seu entendimento, traz uma verdade.
Parabéns ao projeto e destaco a direção pela ousadia. Vida longa ao grupo!

Comments