top of page

A Educação na TV: Aberta ou Fechada

Foto do escritor: Jefferson MachadoJefferson Machado

Não falta opções quando o assunto é Educação nos seriados de Tv. Pensando isso decidi citar quatro seriados que acompanhei, acompanho e acompanharei até o fatídico dia em que chegará a sua temporada final!

Para aqueles que curtem a Netflix, eu sou um deles! Aqui vão três exemplos do que estou falando...



13 Reasons Why

EUA

O que dizer sobre 13 Reasons Why e o sucesso que fez pelo mundo? Sua maior qualidade é a narrativa, o foco escolhido e pelo qual não se perde em nenhum momento. Tudo que é nos contado tem ligação com a tragédia que permeia o seriado. Um belo exemplo de efeito dominó e de uma história que vamos descobrindo aos poucos e temos uma sensação de que estamos juntos do protagonista, que é uma graça por sinal, ouvindo aquelas fitas cassetes. Sim, é uma história adolescente, feita para adolescentes e no universo tipicamente escolar americano. Isso não impede que tenham cenas fortes como o suicídio da protagonista, que não é spoiler para ninguém, e é para mim a cena mais impactante e que nos faz parar para pensar nesses conflitos adolescentes que todos vamos passar ou já passamos algum dia. O elenco é afiado e dá conta do recado. Porém não espere nenhum drama além dos adolescentes, alunos do colégio.



Rita

Dinamarca

Rita é uma grande surpresa! Primeiro porque foge do padrão americano ao qual estamos viciados e essa é a primeira dica, não é um seriado americano!!! Temos aqui a história de uma professora e vamos conhecendo o drama de seus alunos e também dos seus colegas de trabalho. Exato. Aqui nossa narrativa é mais abrangente e nos envolvemos em outras histórias além dos dramas de Rita. Para quem está acostumado com o ambiente escolar é uma grata surpresa e identificação direta. O fato de se passar na Dinamarca não nos distancia, aliás até pode assustar tamanha a semelhança em algumas questões e como tratam algumas questões de forma diferente. Não vou dar spoilers! Descubram por vocês mesmos o que estou contando. Confesso minha paixão por esse seriado e sim, chorei muito na terceira temporada no episódio final. Pedi aos céus que uma nova temporada existisse e o Senhor ouviu minhas preces, eis que em 2018 chegou a 4°temporada. Os fãs ganham um respiro e passam a conhecer ainda mais sobre sua protagonista. Vale muito a pena! Mille Dinesen sou seu fã!




Merlí

Espanha

Uma produção espanhola, tem como protagonista um professor de filosofia politicamente incorreto. Como professor rebelde é lógico que ele é endeusado pelos alunos, mas isso não faz dele perfeito e aí o roteiro se torna interessante quando o torna passível a cometer atitudes erradas. Aqui nessa trama também nos envolvemos com os dramas de professores, alunos e seus pais. Na maior parte dos episódios, grandes filósofos são citados e suas reflexões servem para o enredo. Aqui também nos distanciamos do padrão americano e temos uma sensação mais próxima da nossa realidade. Em sua segunda temporada, Merlí, vem mais picante! Então se você ainda não começou...bora começar!


Fora da Netflix e na Tv aberta



Malhação: Viva a diferença

Brasil

O projeto Malhação parece cada dia mais decidido a dar a volta por cima. Após uma restruturação as últimas temporadas estão mudando a audiência e a crítica ao programa. Desta vez, o projeto, nas mãos de Cao Hamburguer conquistou público e crítica. Uma boa história, personagens bem desenhados e uma direção sensível fazem da “Malhação: Viva a diferença” a nossa versão brasileira de um seriado adolescente. Aqui também temos os dramas de alunos, pais e professores. Polêmicas à parte essa temporada provocou o público mais conservador e principalmente aquele que acha que a Televisão tem a função de educar...



Televisão é entretenimento galera! Quem educa é a família e a escola! Mas não tem como fugir, quando o país tem uma péssima educação e a família prefere procurar culpados ao invés de educar. Educar é ouvir, conversar, discutir! Só que isso dá trabalho!

E você o que pensa de tudo isso? Já assistiu alguma? Todas? Tem mais o que fazer? Bora refletir?

Commentaires


  • Instagram ícone social
  • Twitter ícone social
  • Facebook ícone social

Todos os direitos reservados ©2020 Jefferson Machado. Orgulhosamente feito por River Ag. Digital

bottom of page