
CATEGORIA: ESCOLA DE TEATRO
Espetáculo: Inimigos do Povo
Cia Contramão - Taubaté
Um grande carnaval...é assim que começa o espetáculo da Cia Contramão. Um canto potente, vibrante, que passeia pela rua até chegar ao ponto escolhido na praça. É nesse ritmo que a peça se desenvolve repleta de desenhos de cena e com uma desenvoltura de todo elenco hipnotizando a plateia presente no espaço. Um dos pontos altos é o trabalho corporal na composição dos personagens. Outro são as músicas cantadas no decorrer da peça, são emblemáticas e funcionais ao texto um tanto complexo para a rua. A maquiagem e o figurino são impecáveis e dão um complemento potencializando a proposta.
Durante o debate algumas questões foram sanadas como a do “Teatro na rua” e o “Teatro de rua” Nesse caso o espetáculo pelo menos por enquanto é um “teatro na rua”, a direção fica presa ao formato italiano. Em debate, a direção se colocou com medo e receio devido aos tempos atuais e assim esse medo reflete no espetáculo. Esse medo também está presente no final onde o clímax deve ser maior. Vai aqui a minha dica: Coragem!
Essa coragem não precisa vir de enfrentamento, e sim com Teatro, verticalizem a técnica do Teatro de rua, ainda superficial, e deixem, permitam que a rua converse com o espetáculo. O episódio ocorrido com o mendigo foi mágico e emblemático. Não tenham medo. O potencial está aí, basta acreditar. Vocês são muitos e possuem material para atingir esse público com muito mais vigor que só apenas pela plástica e movimentação.
Destaco entre o elenco os talentos de Amanda Leite com sua desenvoltura refinada e precisão, e a clareza e força de Renato Munhós que compõe muito bem sua personagem.
A direção, atenção ao Coro que possui, este pode ajudar a clarear as cenas mais complexas para a rua. É importante colocar a cidade onde estiverem dentro do espetáculo, o efeito final será muito mais potente e próximo do objetivo que colocaram que querem alcançar.
Comments