“ATÉ AQUI BRUTUS”
- Jefferson Machado
- 3 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

JACK E ROSE NO MEIO DO MAR, DE MADRUGADA, APÓS O NAUFRÁGIO DO TITANIC. HÁ PEDAÇOS DO NAVIO BOIANDO POR TODA PARTE E PODE-SE OUVIR ALGUNS PEDIDOS ESPERANÇOSOS DE SOCORRO POR PERTO. O FRIO É DESESPERADOR E O VAPOR NÃO PARA DE SAIR DE SUAS BOCAS. O CASAL ESTÁ MOLHADO E TREMENDO, DEPOIS DE FICAREM MUITO TEMPO BOIANDO, AGARRADOS A UM PEQUENO PEDAÇO DE MADEIRA. MAS ENQUANTO ELA CONSEGUIU FICAR DEITADA EM CIMA DA MADEIRA FLUTUANTE, JACK FICOU COM O CORPO DENTRO DA ÁGUA CONGELANTE DURANTE TODO O TEMPO. ELES ESTÃO MUITO DEBILITADOS E CONVERSAM BAIXINHO, EM TOM DE DESPEDIDA.
ROSE – Eu te amo, Jack.
JACK – Isso! Fala baixinho, continua nesse tom! Assim ninguém vai desconfiar, entendeu?
ROSE – Oi?
JACK- Não para! Continua aí! Senão vão perceber!
ROSE – “Eu estou com tanto frio...”
JACK – Isso, Rose...presta atenção no que eu vou te contar e no final você vai continuar seu texto, entendeu?

Rose – Entendi...
Jack – Não responde! Só mexe a cabeça e sinta frio.
Rose – “Não estou sentindo meu corpo”, tá bom assim?
Jack - Você vai sair daqui. Vai seguir em frente. Vai ser indicada ao Oscar, eu não! Vão me esnobar durante anos, mas pelo menos vou pegar a Gisele Bundchen! Presta atenção, o exterminador do futuro vai ser governador da Califórnia!
Rose – Tá brincando né?
Jack – Não responde, merda! Só sinta frio!
Rose – Ok! “Não estou sentindo meu corpo”.
Jack – Presta atenção...Trump vai ser presidente!
Rose – Não estou mesmo sentindo meu corpo!
Jack – E acho que você pode não mais morrer quando for velhinha numa cama bem quente. Entendeu? Principalmente se você estiver em 2020 em Nova York!
Rose – Como sabe tudo isso, Jack?
JACK – Disfarça e olhe ao redor...vai ver um carinha sozinho no cinemark assistindo a gente. É a quinta vez que ele faz isso na semana, eu não aguento mais fazer essa cena e ter o mesmo fim!
O CORPO DE JACK COMEÇA A PESAR E ELE SE AGARRA MAIS FORTE PARA NÃO AFUNDAR.

JACK – Vamos trocar de lugar! Eu te garanto, não valeu a pena você ter ficado aí! Muitos questionaram sua postura! (ELE APERTA A MÃO DE ROSE E OLHA NO FUNDO DE SEUS OLHOS) Muita coisa pode ser diferente se o final mudar! Faça diferente, nem que seja dessa vez! Não tem ninguém assistindo, até o garoto está dormindo por causa dessa música irlandesa que toca agora...topa?
ROSE – Eu topo!
JACK – Puta que pariu! Bora trocar!
ELE BEIJA A MÃO DELA E ELES TROCAM DE LUGAR, ELA VAI PARA A ÁGUA E ELE VAI PARA ONDE ELA ESTAVA.
ROSE – Jack! Você acha que agora eu tenho chance do Oscar?
JACK – Rose, eu acho que o mundo será outro com essa mudança!
OS OLHOS VÃO PESANDO ATÉ SE FECHAREM. SILÊNCIO. ALGUM TEMPO SE PASSA E ELA PARECE TER ADORMECIDO.
JACK – Rose? Rose?
AOS POUCOS O CORPO DE ROSE VAI ESCORREGANDO. JACK NÃO TEM FORÇAS PARA AJUDÁ-LA E VÊ A IMAGEM DO SEU GRANDE AMOR SENDO PUXADO PARA O FUNDO DO MAR. ROSE JÁ NÃO ESTÁ MAIS COM ELE. JACK CHORA E SE DESESPERA. OUVE A VOZ DE UM MARINHEIRO DE RESGATE VINDO DE UM BARCO DE SALVAMENTO. MAS ELE ESTÁ MUITO LONGE E JACK PARECE NÃO CONSEGUIR SE MEXER. ELE FAZ GESTOS, TENTA GRITAR, MAS NÃO É SUFICIENTE. ELE SE JOGA NO MAR E, COM MUITO ESFORÇO, CONSEGUE NADAR ATÉ OUTRO PEDAÇO DE MADEIRA QUE BOIA ALI PERTO. LÁ ELE ENCONTRA O CORPO DE UM TRIPULANTE DO TITANIC E UM APITO. ELE ASSOPRA COM FORÇA. VÁRIAS VEZES. ATÉ QUE FINALMENTE É VISTA PELA LANTERNA DA EQUIPE DE RESGATE. O RESGATE SE APROXIMA E O MARINHEIRO QUE LHE ESTENDE A MÃO É INTERPRETADO POR QUENTIN TARANTINO.
JACK – Quentin?
MARINHEIRO – Cala a boca, só sinta frio! Entendeu?
JACK ESTÁ SALVO!!!!
Texto: Jefferson Machado
Comments